2

[Biografia] A história dos Backstreet Boys - O Céu é o Limite!


Eles são reconhecidos como o maior grupo pop da atualidade, dominando as paradas mundiais desde 1996.

Em apenas quatro anos, o Backstreet Boys (Nick Carter, Howie Dorough, Brian Littrell, A.J. McLean e Kevin Richardson) conquistaram essa posição ganhando discos de ouro e platina em 45 países, com mais de 51 milhões de cópias vendidas em todo o planeta.

A história dos Backstreet Boys começa em Orlando, no estado norte-americano da Flórida. Foi lá que os estudantes A.J. McLean, Howie Dorough e Nick
Carter se conheceram ao participar de vários testes para atores. Os três se tornaram amigos e formaram um grupo vocal. O trio então decidiu se expandir, com a inclusão de Kevin Richardson e seu primo Brian. Em pouco tempo os cinco se tornaram uma das atrações mais quentes da Flórida e não demoraram para assinar contrato com uma gravadora.

O primeiro compacto saiu em 1995: "We've Got It Goin' On", uma canção pop urbana escrita pelo produtor Denniz PoP. A música logo passou a ser tocada nas rádios européias e, pouco depois, em todo o mundo. A mistura de rhythm and blues e pop do Backstreet Boys começava então a se solidificar no gosto do público. Na Europa, o BSB entrou em um mercado disputado por "bandas de rapazes", mas, ao contrário da maioria desses grupos, logo se viu que seus integrantes eram muito mais do que apenas um bando de rostinhos bonitos - eles podiam cantar. A maior prova eram os shows, em que as doces harmonias cantadas à capela, sem acompanhamento instrumental, levavam o público ao delírio. Enquanto isso, o segundo single, " I'll Never Break Your Heart", escavala as paradas.

O ano de 1996 começou muito bem para a banda, sendo eleita pelo público de um canal de TV da Alemanha como o melhor grupo internacional. O resultado foi reconfirmado quando "I'll Never Break Your Heart" ganhou um disco de ouro nesse país e chegou ao primeiro lugar na Áustria. Em fevereiro, os Backstreet Boys conseguiu sucesso semelhante no Canadá e passou a ter ingressos esgotados para todos os shows que fazia - em alguns casos, em apenas 20 minutos depois de serem colocados à venda. Hordas de fãs entusiasmadas passaram a acompanhar o grupo por onde quer que se apresentasse na Europa ou no Canadá. Se o BSB conseguiu isso com apenas dois compactos, imagine qual foi a reação quando saiu o primeiro CD (chamado apenas "Backstreet Boy")!

No meio de 1996, o grupo foi escalado como a principal atração de uma turnê que teve os ingressos de todos os 57 shows esgotados. Por volta de setembro, a "febre BSB" já havia se alastrado pela Ásia e Austrália. Antes do final do ano, os Backstreet Boys fizeram mais uma excursão pela Europa - incluindo nada menos do que 13 shows na Inglaterra.

Se 1996 foi o ano da conquista internacional, 1997 tornou-se o ano do sucesso em casa: eles partiram para dominar os Estados Unidos de ponta a ponta, lançando o single "Quit Playing Games", que rapidamente subiu ao número 2 da parada da Billboard. Em agosto, o segundo álbum do grupo, "Backstreet's Back", saiu nos Estados Unidos e não teve muito trabalho para repetir o sucesso que encontrava no resto do mundo.
No meio de 1998, o BSB fez a sua primeira grande turnê norte-americana: foram apresentações com ingressos totalmente vendidos de julho a setembro. Para promover o disco, o grupo filmou três videoclipes com grande orçamento. "Everybody", que atingiu o terceiro lugar nas paradas britânicas, era uma paródia de clássicos de terror repleto de efeitos especiais, apresentando os integrantes como monstros de filmes antigos. O clipe de "As Long As You Love Me" trazia os rapazes de uma maneira divertida, como as fãs nunca haviam visto antes. O terceiro single, "All I Have Got to Give", assim como os anteriores, foi um tremendo sucesso na MTV e nos demais canais musicais de todo o mundo.

Após o fim da turnê norte-americana, o BSB entrou em estúdio para gravar o disco seguinte, "Millennium". Em maio de 1999, o CD foi lançado e, de cara, já produziu o primeiro hit: "I Want It That Way". O álbum confirmou o status da banda como um dos maiores sucessos pop do planeta. O CD teve vendas superiores a 20 milhões de cópias em 43 países e foi premiado com disco de platina em 28 países.

No final de 2000, é lançado o álbum "Black & Blue" e eles fizeram uma tour promocional de 100 horas ao redor do mundo, passando pela Suécia, Japão, Austrália, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Black & Blue vendeu mais de 5 milhões de cópias na primeira semana e ganhou disco de platina em 30 países e certificação de ouro em 10 regiões do mundo.

Após uma pausa de 5 anos, eles lançaram o álbum "Never Gone". O álbum estreou em 3° lugar nos EUA e vendeu 2.1 milhões em todo o mundo. Foi número 1 no Japão, Alemanha, Índia, Chile, Brasil, Austrália e Coréia. Os BSB iniciaram a "Never Gone Tour" e mostraram que o grupo, mesmo um tempo separados estavam em forma.

No dia 26 de Junho de 2006, Kevin Richardson anunciou que ia deixar o grupo. Infelizmente, depois de 13 anos de banda, ele alegou que queria seguir novos rumos como constituir uma família. Os outros integrantes do grupo deixaram as portas abertas caso Kevin decida voltar à banda.
Em 2007 agora um quarteto lançaram Unbreakable.O primeiro single "Inconsolable", lançado dia 27 de agosto de 2007, alcançou segunda posição nas paradas brasileiras, terceira posição no Hot 100 Singles do Japão, oitava na Suécia e 86ª no Hot 100 da Billboard. Unbreakable foi lançado mundialmente dia 30 de outubro de 2007, com versão Deluxe nos Estados Unidos e Japão, e alcançou o quarto lugar na votação online da Billboard de melhor álbum de 2007, além de ter recebido ótimas críticas no meio musical.

Em janeiro de 2008, iniciaram a Unbreakable Tour para promover o álbum, até o mês de maio. A banda se apresentou desde países já visitados anteriormente como Suécia, Espanha, Portugal, Inglaterra, África do Sul, Japão, Austrália, Alemanha, Canadá, Itália e México; a países onde fizeram shows pela primeira vez como Indonésia, Filipinas, Noruega, País de Gales, Bélgica, Rússia, Estônia, Lituânia, Finlândia, Dinamarca e Luxemburgo, todos sempre lotados.
No mundo inteiro, Unbreakable vendeu cerca de 2 milhões de cópias, foram 1 milhão só no primeiro mês, o que garantiu ao álbum o sétimo lugar dos álbuns mais vendidos de 2007 pela Billboard.

No dia 25 de abril de 2008, se apresentaram em Portugal, no Pavilhão Atlântico. Cerca de 6 mil fãs foram ao local para ver a banda, público que não preenche a capacidade total do teatro, mas era a cotação máxima de ingressos dispostos à venda. A banda empolgou os fãs presentes e fez uma performace "limpa e correta", além de serem elogiados pela qualidade do som do espetáculo.

Em 9 de junho o grupo cancelou os shows marcados na África do Sul para que Howie pudesse dar atenção à sua família e passar um tempo com o pai, Hoke Dorough, que estava em fase terminal de câncer de pulmão e cérebro. Howie deixou uma mensagem no site oficial se desculpando com os fãs da África do Sul e pediu o apoio de todos. No dia 22 de junho de 2008, Hoke morreu em sua casa na Flórida às 9h da manhã (hora local). A banda voltou aos palcos em Agosto com a parte norte-americana da turnê, que abrangeu algumas cidades dos Estados Unidos e Canadá.

No dia 26 de junho o portal MSN In Concert exibiu o show que fizeram em Londres no O2 Arena dia 14 de junho de 2008. A transmissão foi feita em HD e em quatro dias era o segundo vídeo mais visto do mês com mais de 92.000 visualizações até o dia 30 de junho. Em outubro já tinha mais de 162.000 visualizações.

No dia 21 de fevereiro de 2009 aconteceu em San Juan, Porto Rico; o primeiro show da parte latino-americana da turnê Unbreakable Tour. A turnê passou por sete países ao todo: Porto Rico, Peru, Venezuela, Chile, Argentina, Brasil e México, sendo dois shows no Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e quatro no México.

Em 2009, o grupo começou a trabalhar em um novo álbum que foi lançado em 6 de outubro de 2009 chamado "This Is Us", o sétimo álbum de estúdio. O grupo se reuniu com o colaborador e produtor anterior, Max Martin, (responsável pelo hit de maior sucesso do grupo, "I Want It That Way") do álbum de grande sucesso mundial lançado em 1999, Millennium. Eles trabalharam com Ryan Tedder, Claude Kelly, Jim Jonsin e T-Pain para a criação do novo álbum.

O primeiro single foi "Straight Through My Heart" produzido por RedOne e lançado nas rádios em 17 de agosto de 2009. O disco atingiu o número 24 na parada Billboard Songs Dance e ficou em 3º no Hot 100 Singles, no Japão.

O segundo single foi "Bigger", lançado em 29 de novembro de 2009 e foi número 1 no Top 10 de Taiwan. Em 30 de outubro de 2009, iniciou a turnê This Is Us Tour que foi concluída em Hanoi, no Vietnã em 26 de março de 2010.

Em 28 de maio de 2010 foi noticiado no site oficial que eles deixaram a gravadora Jive Records.

Em agosto de 2010, foi citado que o grupo planeja fazer uma turnê com o New Kids on the Block em 2011.

Em 6 de dezembro de 2010 foi confirmado em seu site oficial a apresentação do grupo com a turnê This Is Us Tour em cinco cidades no Brasil em fevereiro de 2011. Fizeram cinco shows pelo Brasil com a turnê This Is Us Tour em Recife, Belo Horizonte, Brasília, Rio e São Paulo.

Em novembro de 2010, os Backstreet Boys fecharam com o American Music Awards com o New Kids on the Block. Em 8 de novembro de 2010, foi confirmado que eles estavam planejando realizar uma turnê conjunta com New Kids on the Block em 2011. Antes da turnê, o novo supergrupo lançou um álbum de seus maiores hits, incluindo duas novas músicas: "Don't Turn out the Lights" e "All in My Head". Em 16 de outubro de 2011, novas datas foram anunciadas para o Reino Unido e na Europa.

Em 25 de outubro de 2011, Kevin Richardson fez um anúncio para Ryan Seacrest que ele estará hospedando um concerto especial Beach Party Concert in the Bahamas em 3 de dezembro de 2011. A festa faz parte do segundo cruzeiro anual do grupo, o Backstreet SS, que teve em início de dezembro. Ele também afirmou que gostaria de se apresentar com o grupo novamente numa base mais regular.

Em 29 de abril de 2012, no meio de um show em Londres, o grupo anunciou que Kevin Richardson voltou ao grupo e eles vão começar a gravar seu novo álbum em Londres em julho de 2012.

A comissão da Calçada da Fama anunciou os homenageados de 2013, em uma conferência de imprensa ao vivo em 22 de junho de 2012 e os Backstreet Boys são um dos destinatários recém-selecionados.

Em 17 de julho de 2012, os Backstreet Boys anunciaram no programa Good Morning America ao vivo via satélite de Londres que estavam novamente juntos e estaria fazendo sua primeira apresentação juntos no programa matinal da Série de Concertos de Verão em 31 de agosto de 2012 no Central Park, em Nova York. Eles também revelaram que eles estavam vivendo em uma casa por si mesmos, no momento em que trabalhavam em seu novo álbum com o produtor Martin Terefe em Londres. O grupo falou positivamente sobre o retorno de Richardson, afirmando que eles não poderiam ser mais felizes em tê-lo de volta. Richardson estava emocionado por estar de volta a seus antigos colegas, dizendo que eles têm uma química e um vínculo.

Em 31 de agosto de 2012, os Backstreet Boys encerraram a Série de Concertos de Verão do Good Morning America. Foi sua primeira apresentação desde Richardson aderiu ao grupo. Durante sua aparição, eles anunciaram que estavam planejando lançar seu oitavo álbum de estúdio no início de 2013 e eles iam ter o seu terceiro cruzeiro em outubro de 2013. Será o primeiro cruzeiro a apresentar todos os cinco membros.

O primeiro single com vocais de Richardson em seis anos, uma canção de Natal intitulado "It's Christmas Time Again", estreou na AOL Music em 5 de novembro de 201233 , e lançado em 6 de novembro de 2012 no iTunes.

O grupo recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 22 de abril de 2013. A data foi declarada como Backstreet Boys Day, em Hollywood.

Os Backstreet Boys apresentaram o seu novo single "Permanent Stain" no programa Good Morning America e revelaram a data de lançamento de seu oitavo álbum de estúdio, In a World Like This, que foi lançado em 30 de julho de 2013, trazendo singles de sucesso como "In a World Like This" e a linda música "Show 'Em (What You're Made Of)" cujo o clipe especial fazia uma homenagem aos momentos importantes na vida dos boys, como a cirurgia cardíaca do Brian e a tatuagem em homenagem a filha do AJ.

E a história continua....

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente linda a forma como você escreveu parabéns!�� ��

    ResponderExcluir